Seguimento de Jesus Cristo



Encerradas as seis primeiras vivências do RES é necessário, para não fugirmos do MEAD, que cada DJC Local possa ministrar as duas últimas vivências, a saber: Seguimento de Jesus Cristo e Discipulado de Jesus Cristo, nos dois próximos Siloés.

É extremamente importante que no ato de ministrar estas duas vivências seja lembrado, a quem participou do RES, que é, ao mesmo tempo, a continuação e o coroamento do mesmo.

No entanto, muitas pessoas que caminham no DJC Local não estiveram presentes do RES. Neste ponto não existe nenhum problema, uma vez que o Seguimento e o Discipulado de Jesus Cristo se encaixam dentro de uma pregação querigmática. Desta forma, se ministradas com unção e parresia, podem ser perfeitamente compreendidas pelos demais. Se for o caso, de forma breve, faz-se uma breve recordação das demais vivências já pregadas.

É importante lembrar aos discípulos que aquele que quer ser de Cristo deve, necessariamente, segui-lo. E seguir Jesus, nos dizeres d'Ele mesmo, é pegar a sua cruz diária e continuar a caminhada: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim, esse a salvará. De fato, que adianta um homem ganhar o mundo inteiro, se perde e destrói a si mesmo? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do Homem também se envergonhará dele quando vier na sua glória, na glória do Pai e dos santos anjos. Eu garanto a vocês: alguns aqui presentes não morrerão sem ter visto o Reino de Deus" (Lc 9,23-27).

De fato, no mundo contemporâneo, ou se anuncia Cristo com palavras e testemunho de vida, ou a nossa fé sofrerá fortes abalos. As portas do inferno nunca poderão vencer a Igreja. Foi isso que recebemos de certeza pela fé que nos foi transmitida. No entanto, é notória a crise do cristianismo católico em todo o planeta, em especial na Europa. No Brasil ainda podemos dizer que somos uma maioria católica. Na prática, isso não quer dizer muita coisa, uma vez que boa parte desses católicos mal frequentam a Igreja, não tem nenhum compromisso com Ela e nem com Jesus. São católicos de nome e que facilmente sucumbem às novas "religiões" ou às novas correntes filosóficas ou ideológicas.

Diante desse cenário, é de suma importância que, de passo em passo, possamos educar os discípulos no ato de SEGUIR JESUS. Educar não é fácil, pois demanda tempo e energia, além de depender também da vontade de quem está sendo educado. No entanto, não se pode desistir diante desse cenário. Pelo contrário, através de uma vida de oração viva e eficaz, que oscila mas não morre; da MOPD, que segue o mesmo rumo da oração; da leitura de bons livros, em especial de Espiritualidade Católica e, de forma ainda mais peculiar, do Catecismo da Igreja Católica devemos ir mostrando aos discípulos o caminho da salvação, tal como fez João Batista e, mais tarde, o próprio Jesus.

Francisco Edmar
AGDI

O RES continua....



Gostaria de agradecer a todos aqueles que se envolveram na promoção do RES 2012, de forma particular ao Conselho Geral.

De minha parte fiquei apenas com as articulações. O meu trabalho foi muito pouco, uma vez que todos assumiram, mais do que em outros anos, o seu ministério com muito amor e maturidade. Tudo saiu conforme havíamos meditado.

O RES continua, pois certamente não podemos e nem devemos querer viver apenas de "momentos com o Espírito Santo". Na verdade, a nossa busca cotidiana deve ser para "viver uma vida no Espírito". Essa sim dá frutos duradouros.

O RES foi um ótimo momento com a presença do Espírito Santo. Através das orações, pregações, adorações e Santas Missas, foi possível, para quem abriu-se para a Graça de Deus, renovar as nossas promessas batismais, com todos os dons e carismas do Espírito.

Entretanto, o RES deve continuar a acontecer no restante do ano, especialmente nos Siloés e nas Fraternidades Cristãs.

Por meio de encontros bem meditados e articulados, cada Acompanhante Local, Conselheiro, Articulador ou Coordenador deve implementar, sem se prender à letra morta, o MEAD.

Penso que esse é o momento de continuarmos a pescaria. De fazermos campanhas permanentes de divulgação do Siloé e, dentro do Siloé, das Fraternidades Cristãs. Se de fato acreditamos no que pregamos e seguimos devemos continuar anunciando, de tal forma que o maior número possível de pessoas sejam alcançadas.

Nesse ponto, gostaria de ponderar que não precisamos dar voos muito altos. Comecemos a divulgar nas Santas Missas, com faixas e panfletos. Nas ruas próximas ao seu DJC Local, com panfletos, faixas e carro de som.

Pode-se, inclusive, retornar a experiência de um dia (noite) específico de evangelização. Quem sabe uma terceira segunda feira a cada dois ou três meses, com a finalidade precípua de divulgação do Siloé ou de algum evento específico, como o RES, os Festejos Paulinos ou Kairós. Reuni-se na sede do DJC Local, reza-se e sai em missão.

Isso sim é fazer um RES o ano todo e não somente no período do carnaval. A Igreja está sedenta desses momentos. E eles, por si só, enchem o coração do discípulo de alegria, mística e parresia.

Francisco Edmar
AGDI

Salvos na Esperança



É na esperança que fomos salvos: diz São Paulo aos Romanos e a nós também (Rm 8,24). A “redenção”, a salvação, segundo a fé cristã, não é um simples dado de fato. A redenção nos é oferecida no sentido que nos foi dada a esperança, uma esperança fidedigna, graças à qual podemos enfrentar o nosso tempo presente: o presente, ainda que custoso, pode ser vivido e aceito, se levar a uma meta e se pudermos está seguros desta meta, se esta meta for tão grande que justifique a canseira do caminho.

Neste sentido, é verdade que quem não conhece Deus, mesmo podendo ter muitas esperanças, no fundo está sem esperança, sem a grande esperança que sustenta toda a vida (cf. Ef 2,12). A verdadeira e grande esperança do homem, que resiste apesar de todas as desilusões, só pode ser Deus – o Deus que nos amou, e ama ainda agora “até ao fim”, “até à plena consumação” (cf. Jo 13,1 e 19,30).

Quem é atingido pelo amor começa a intuir em que consistiria propriamente a “vida”. Começa a intuir o significado da palavra de esperança que encontramos no rito do Batismo: da fé espero a “vida eterna” – a vida verdadeira que, inteiramente e sem ameaças, em toda a sua plenitude é simplesmente vida.

O primeiro e essencial lugar de aprendizagem da esperança é a oração. Quando já ninguém me escuta, Deus ainda me ouve. Quando já não posso falar com ninguém, nem invocar mais ninguém, a Deus sempre posso falar. Se não há mais ninguém que me possa ajudar – por tratar-se de uma necessidade ou de uma expectativa que supera a capacidade humana de esperar – Ele pode ajudar-me. Se me encontro confinado numa extrema solidão... o orante jamais está totalmente só.

Para que a oração desenvolva esta força purificadora, deve, por um lado, ser muito pessoal, um confronto do meu eu com Deus, com o Deus vivo; mas, por outro, deve ser incessantemente guiada e iluminada pelas grandes orações da Igreja e dos santos, pela oração litúrgica, na qual o Senhor nos ensina continuamente a rezar de modo justo. Na oração, deve haver sempre este entrelaçamento de oração pública e oração pessoal.

Assim podemos falar a Deus, assim Deus fala a nós. Deste modo, realizam-se em nós as purificações, mediante as quais nos tornamos capazes de Deus e idôneos ao serviço dos homens. Assim tornamo-nos capazes da grande esperança e ministros da esperança para os outros: a esperança em sentido cristão é sempre esperança também para os outros.

E é esperança ativa, que nos faz lutar para que as coisas não caminhem para o “fim perverso”. É esperança ativa precisamente também no sentido de mantermos o mundo aberto a Deus. Somente assim, ela permanece também uma esperança verdadeiramente humana.

(Encíclica Salvos na Esperança, Papa Bento XVI, parágrafos 1, 26, 32 e 34)

Programação RES 2012

Essa é a programação do RES 2012. Ela é fruto de meditações realizadas no Conselho Geral e de consulta particulares aos Conselheiros Gerais. Se houver necessidade de mudanças elas serão poucas.

Portanto, todos aqueles que irão servir no RES já devem ir meditando no seu serviço ao longo dos três dias de evangelização, bem como ir repassando essa programação para os demais membros do Ministério.

Edmar - Coordenador Geral do RES


1° dia – domingo

HORA

ATIVIDADE

RESPONSÁVEL

12:00

Acolhida

Min. da Acolhida

13:00

Devoção Mariana

Min. Devoção Mariana

13:30

Louvor / Fraternidade

Apostolado das Artes

14:00

Súplica ao Espírito Santo

Lena

14:30

Vivência 01 e 02:

Deus é Amor e o amor de Deus dá a vida

Edmar

15:15

Adoração suplicando

à experiência do Amor de Deus

Mauro

15:45

Intervalo

Ap. Infraestrutura

16:15

Vivência 03:

O amor de Deus redime

Edilma

17:00

Entronização da Santa Cruz

Ercílio

18:00

Intervalo

Apost. Infraestrutura Ministério de Liturgia

Santa Missa (Pe. José Maria)

2° dia – segunda-feira

HORA

ATIVIDADE

RESPONSÁVEL

12:00

Acolhida

Min. da Acolhida

13:00

Devoção Mariana

Min. Devoção Mariana

13:30

Louvor / Fraternidade

Apostolado das Artes

14:00

Súplica ao Espírito Santo

Evanda

14:30

Vivência 04:

O amor de Deus liberta

Zuleide

15:15

Oração da vivência 04

Zuleide e Edmar

15:45

Intervalo

Apostolado Infraestrutura

16:15

Vivência 05:

O amor de Deus cura

Leila Lemos

17:00

Adoração pedindo cura e libertação

Neto

17:40

Intervalo

Ap. Infraestrutura

18:00

Santa Missa (Pe. Emílio Castelo)

Ministério de Liturgia


3° dia – terça-feira

HORA

ATIVIDADE

RESPONSAVÉL

12:00

Acolhida

Min. da Acolhida

13:00

Devoção Mariana

Min. Devoção Mariana

13:30

Louvor / Fraternidade

Apostolado das Artes

14:00

Súplica ao Espírito Santo

Jaquelândia

14:30

Intervalo

Ap. Infraestrutura

15:00

Vivência 06:

O Amor de Deus Unge

Edmar

15:45

Efusão do Espírito Santo

Edmar e Leila

17:00

Intervalo

Aposto. Infraestrutura

Ministério de Liturgia

Santa Missa (Pe. Marcos Oliveira)