“Tratem o mal com o bem”




“Afaste-se do mal e pratique o bem, busque a paz e procure segui-la. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos estão atentos à prece deles. Mas o rosto do Senhor se volta contra os que praticam o mal” (1Pd 3,11-12)

O que geralmente encontramos diante dos nossos olhos hoje? Que realidade podemos observar em todos os recantos do globo terrestre, senão, numa primeira leitura, algo desanimador e desesperador?

A fotografia que tiramos do mundo em que vivemos é sem cor, sem brilho e cheia de cenas aterrorizantes e atemorizantes. São as mazelas do mundo.

No tempo da vinda de Jesus e nascimento da Igreja não era muito diferente: “Os homens desprezaram o conhecimento de Deus; por isso, Deus os abandonou ao sabor de uma mente incapaz de julgar. Desse modo, eles fazem o que não deveriam fazer: estão cheios de todo tipo de injustiça, perversidade, avidez e malícia; cheios de inveja, homicídio, rixas, fraudes e malvadezas; são difamadores, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, soberbos, fanfarrões, engenhosos no mal, rebeldes para com os pais, insensatos, desleais, gente sem coração e sem misericórdia” (Rm 1,28-31).

De lá para cá pouca coisa mudou. Mudaram as formas de violências e depravações, mas não aquilo que as impulsiona: a maldade humana. E a maldade humana surge justamente quando o homem, usufruindo do seu livre arbítrio, afasta-se de Deus. A regra é simples.

Quando passamos a fazer uma reflexão desta realidade nasce em nosso coração e brota do nosso consciente outras interrogações, tais como: onde vamos chegar? O que fazer? Como cristãos qual deve ser a nossa postura?

Não são perguntas fáceis de responder e mesmo quando respondidas não são de fácil aplicação. Mas Palavra de Deus nos orienta. O certo é que como cristãos não podemos ser nem alienados e nem viver sem esperança numa luta sem sentido e com o sentimento de derrota antecipado.

São muitos os males: diversos tipos de violência, corrupção, falta de sentido para viver, dificuldades dentro da própria Igreja de Cristo, secularismo, relativismo religioso, tibieza dos discípulos e etc. Se fossemos enumerar tudo passaríamos um longo tempo.

No entanto, mesmo diante destas trevas, não podemos caminhar como se não tivéssemos a luz. Temos a Luz. Cristo é a luz do mundo (Jo 8,12). Cristo é a luz dos cristãos.

Embora não possamos e nem devamos ficar alienados diante de todas estas situações, muitas delas dramáticas e aparentemente sem solução, também não é do agrado do Senhor que façamos a mesma leitura histórica que é feita por aqueles que não têm fé, nem muito menos tenhamos na mente e no coração o desejo de encontrar a saída como eles estão tentando encontrar: pagar o mal com o mal. A Palavra de Deus nos ensina justamente o contrário: “tratem o mal com o bem” (Rm 12,21; 1Ts 5,15, 1Pd 3,11, 3Jo 1,11).

Se somos filhos de Deus a Palavra d’Ele é o nosso guia. Sabemos que não é fácil colocarmos toda a verdade e profundidade desta palavra dentro do nosso ser e, logo depois, em ação. Mas não podemos desanimar. Devemos continuar pedindo ao Senhor que ilumine os nossos pensamentos e os nossos sentimentos. Tudo isso para o nosso próprio bem e de toda a humanidade.

Caminhemos procurando a paz. “Que a graça e a Paz de Deus nosso Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco” (1Cor 1,3).

Um abraço fraterno! Graça e Paz

Francisco Edmar de S. Silva - MGDI