Acompanhamento Personalizado no DJC




“Cada setor do Povo de Deus requer que a pessoa seja acompanhada e formada de acordo com a peculiar vocação e ministério para o qual tenha sido chamada”(DA parág. 282)

O Acompanhamento Personalizado (AP) está ordenado para a santificação do discípulo, para o bem e organização do DJC. Ele favorece o fortalecimento da nossa Identidade como Movimento Católico de Evangelização e garante que a nossa missão está sendo colocada em prática com todo amor e zelo.
O AP é uma de nossas marcas registradas e algo indispensável para que possamos superar as adversidades que surgem dentro e fora da Igreja e do DJC. Não nos contentamos apenas em pescar um número grande de pessoas, mas queremos ver também o seu crescimento e amadurecimento (Cl 2,6).
Desta forma, o AP não deve ser para nós apenas um discurso bonito, ou ficar apenas na intenção, mas deve ser uma prática concreta, contínua e sistemática. Esse acompanhamento se faz de pequenos detalhes que, às vezes, parecem ser insignificantes, mas se forem desprezados irão fazer uma grande diferença no conjunto da caminhada.
A experiência tem nos mostrado isso: muitas pessoas já entraram e saíram do DJC. Somente aquelas que foram devidamente formadas e acompanhadas, de modo a tomarem consciência do que seja o DJC, permanecem até hoje.
Depois desses anos de caminhada podemos dizer sem medo: se não existir AP o Discipulado está fadado ao fracasso, irá se diluir e não cumprir com a sua missão específica dentro da Igreja. É o que estamos cansados de ver, infelizmente, na Igreja de Jesus.
Assim sendo, não se pode relegar o acompanhamento ao segundo plano. Além do acompanhamento que se faz normalmente durante a caminhada discipular, deve-se marcar datas próprias para que esse acompanhamento seja realizado.
O MEAD (Método de evangelização e acompanhamento de discípulos) é um modo seguro de acompanhar discípulos. Procuremos nos aprofundar mais. É só seguir os temários de MOPD!

Francisco Edmar
AGDI