Somos cristãos só de Igreja?



Vejo que, às vezes, quando o cristão esta envolto no mundo secular de maneira mais direta, existe sempre a tentação, cada vez maior, de negar a sua identidade cristã. 
A tentação consiste em deixar de lado seus princípios cristãos e se deixar levar pela onda avassaladora do relativismo e da justificação equivocada de seus atos.
Nós cristãos, onde quer que estejamos nunca poderemos negar aquilo que nós somos, nossa identidade própria, mesmo que isso custe, em alguns casos, sermos excluídos de alguns convívios e, quem sabe, virar o “santinho da turma”.
Somos do mundo, não podemos fugir dele, pois o próprio Senhor Jesus incluiu está verdade na sua oração ao Pai (Jo 17). 
Enquanto peregrinarmos na terra teremos que está sempre por dentro daquilo que acontece ao nosso redor, pois temos que trabalhar, estudar, tirar momentos de lazer. Nem sempre o ambiente em que estamos favorece a vivência do cristianismo. Mas a realidade é esta e dela não podemos fugir, sob pena de sermos cristãos alienados.
Mas, na mesma proporção, não podemos perder os valores fundamentais do evangelho e da nossa fé. Nossa identidade cristã não pode ser perdida totalmente. 
E esta identidade não vai ser defendida nem tanto por palavras, mas, sobretudo, por meio do testemunho vivo da presença do Senhor.
Não somos melhores e por isso não podemos nos encher de orgulho pelo simples fato de sermos cristãos. Devemos, com humildade e com muita convicção, defender diante da sociedade em geral e daquelas pessoas não-cristãs que estão mais próximas, aquilo que trazemos como verdade no nosso coração.
É o testemunho do cristão que tem o poder de evangelizar um ambiente não cristão. Volto a dizer: nem sempre a evangelização se dá por meio da palavra, pois corre-se o risco de que a pessoa que fale demais vire motivo de chacota por parte dos outros. O que edifica é o testemunho.
Os outros sempre defendem suas verdades. Mesmo que sejam verdades absurdas e passageiras eles defendem. Nós cristãos, quando estamos fora dos muros da Igreja, somos tentados a não defender aquilo que acreditamos. E olha que não defendemos “verdades” ou meros princípios, mas sim A VERDADE, Cristo Jesus.
Não podemos nos encabular. Um exemplo: as pessoas colocam colares horrorosos no pescoço e desfilam para cima e para baixo. Dizem que é moda. Mas existe uma moda que já dura mais de 2000 anos, sempre em alta: a moda da cruz de Cristo. Não podemos nos envergonhar. Sempre em frente, pois Jesus está conosco.
Somos de Cristo em todos os lugares mesmo que isso tenha algum preço. Caso tenhamos duvida disso é só meditarmos o que diz o Senhor: “de que vale ao homem ganhar o mundo inteiro e vir a perder a vida eterna (Mc 8,32) ou “quem me renegar diante desta geração adultera e pecadora eu o renunciarei na eternidade”(Mc 8,33).

Francisco Edmar
MGDI