Obediência Cristã - parte I




A nossa obediência cristã (a Deus e aos irmãos) encontra seu sentido mais profundo, ou seja, a sua razão de ser, em duas pessoas: Jesus e Maria.

Maria, por meio do Dom da Obediência, abriu as portas da Salvação para a humanidade. Jesus, o obediente por excelência, consumou a salvação para todo o gênero humano. É deste ponto que partimos!

A obediência mortifica aquilo que de pior nós temos: egoísmo, vaidade, auto-suficiência, prepotência, egocentrismo... Todos estes pecados são amados pelo Diabo, mas derrotados pela força da obediência.

A obediência não nos sufoca. Ao contrário, abre novos horizontes. Quando cultivamos a obediência somos como que obrigados a sairmos de nós mesmos, do nosso mundo, daquilo que supomos e mergulharmos na humildade. Ou seja, saímos do nosso egoísmo e egocentrismo e começamos a enxergar um ‘outro mundo’ para além daquele que havíamos formulado na nossa cabeça. Este é um excelente exercício que nos fazem crescer como discípulos.

Humanamente, obedecer é humilhar-se. Espiritualmente a humildade é a virtude mais amada por Deus. Por meio dela temos portas abertas para receber todos os outros dons. Maria foi agraciada por Deus justamente por conta da sua humildade(Lc 1,48-49.51-52.55). Através da humildade Maria Santíssima não recebeu somente mais dons, mas O DOM.

A obediência é fruto concreto do amor. Se amamos alguém, quando do nosso erro, somos capazes de reconhecer a nossa fraqueza, pedir perdão e escutar com atenção o que ela tem a nos dizer(já que a palavra obediência vem das palavras hebraicas obedecere e obdaudire, ou seja, escutar de perto, escutar ao pé).

Quando amamos os nossos pais somos capazes de obedecê-los. Quando amamos a Obra de Deus somos capazes de obedecer. Quando amamos o DJC somos capazes de obedecer às sua diretrizes e àquelas pessoas que o próprio Deus chamou para nos guiar(1Ts 5,12-13).

A obediência também é fruto de uma vida espiritual madura. Quanto mais meditamos a Palavra de Deus e rezamos, mais vamos entendendo, misticamente, o sentido sublime da obediência.

Por fim, a obediência é fruto de uma maturidade humana. Quanto mais madura na vida é uma pessoa, mais ela tem consciência de que, para o reinado de um bem maior, é preciso que haja obediência.

Isto se dá de maneira gradual. Quanto mais vamos tomando consciência do chamado de Deus; quanto mais vamos descobrindo o por quê estamos aqui na terra com este determinado carisma, mas vamos compreendendo a necessidade de sermos obedientes, uma vez que passamos a entender que a obediência esta ordenada para duas finalidades maiores: para o plano individual(nossa própria salvação) e para o plano coletivo(evangelização/salvação).

Graça e Paz!
Francisco Edmar - MDI