Uma boa propaganda é o começo de uma boa evangelização


Este texto está em sintonia com o texto do Pe. Marcos no blog do RES 2011 (não perder a mística no Reavivamento).



Precisamos, neste momento em que se aproxima o Reavivamento, agilizar, com muita mística e competência, a divulgação RES 2011.

É notório que estamos muito parados em relação a isso. Falta pouco tempo e nota-se uma movimentação insuficiente para tornar o nosso evento de evangelização bem conhecido. É preciso que cada Organismo do DJC se empenhe nesta missão. Cada DJC Local, cada Apostolado e DJC Específico, cada Fraternidade Cristã. Todos envolvidos com a mística do RES. O ato de divulgar já vai criando, antecipadamente, o clima do evento. À medida que se fala e se propagandeia o evento, o nosso coração e das outras pessoas, já vai se enchendo da alegria do evento.

O CD já foi um passo. Mas ainda faltam as faixas, cartazes, panfletos, avisos nas Santas Missas, motivação para as caravanas, organização de carreatas... E tudo mais que corrobore para a ampla e ungida divulgação do RES.

De modo bem concreto:

1. Cada membro do DJC, sobretudo os DCAs, mas também todos os demais servidores e membros, pode mandar confeccionar uma faixa de divulgação e colocar em frente a sua casa ou na rua onde mora ou em pontos estratégicos, com a devida autorização do dono.

2. Podem ser organizadas equipes, devidamente uniformizadas com a camisa do DJC, para fazer a entrega de panfletos nas Capelas da Paróquia. Um grupo de duas ou três pessoas já é suficiente. É só saber dividir e articular que tudo dá certo. Sem articulação, conversa e incentivo nada vai para frente.

3. Mandar mensagem através do telefone celular (torpedos) para pessoas que você conhece e pedir para que elas mandem para outras pessoas do seu círculo de amizade. Isso, como tem dito o Pe. Marcos, pode ajudar e muito, pois trata-se de um convite personalizado.

4. Providenciar cópias de CD e doar para pessoas que tem carro de som ou mesmo de casa para que o CD fique rodando. Contratar, quem sabe, um profissional que trabalha com divulgação para que, com carro ou moto, espalhe a notícia. Cada membro pode pagar uma hora de divulgação. Isso não sai pesado e é muito importante.

5. Colocar, em pontos estratégicos, tais como escola e nos comércios, cartazes do RES. Estes ambientes recebem grande contingente de pessoas e a alocação de cartazes neste local tem grande impacto.

6. Organizar carreatas no último final de semana de fevereiro. Na oportunidade os panfletos e cartazes podem ser distribuídos.

7. Os discípulos podem ligar para rádio Dom Bosco e fazerem uma divulgação informal. Isso já funcionou e pode funcionar.

Pronto coloquei aqui, de modo concreto, sete passos que podem ser dados. Se pelo menos eles forem colocados em prática, certamente o RES 2011 já estará bem divulgado. Mas tudo isso é para ontem, porque já estamos a menos de um mês da realização do evento.

Além de tudo isso, não podemos esquecer do método mais eficiente: o convite pessoa a pessoa, o corpo a corpo.

Graça e Paz!

Francisco Edmar
Coordenador Geral do RES 2011