Salvação em Cristo Jesus


 "Possa este Ano da Fé tornar cada vez mais firme a relação com Cristo Senhor, dado que só n’Ele temos a certeza para olhar o futuro e a garantia dum amor autêntico e duradouro". (Papa Bento Xvi, Carta Apostólica PORTA FIDEI)

É com essas palavras que o Papa Bento XVI encerra a Carta Apostólica Porta Fidei, que introduz a Igreja na mística do Ano da Fé. Sempre gosto muito dos escritos do Papa, pois cada palavra ou frase são de um profundidade sem comparação. Lendo esta frase ganhamos um novo e vigoroso rumo para a realização dos nossos Kairós.
Desta forma, todos os nossos Kairós devem ser espaços propícios para que seja exaltada a verdade e a necessidade da salvação em Jesus Cristo. É necessário que cada oração e pregação, realizadas por pessoas diferentes e com linguagens particulares, possam convergir para esse fim último: a salvação em Jesus Cristo.
Quem não aceita essa salvação, de corpo, alma e coração, permanece na escuridão e na ignorância, embora travestido de luz e sabedoria. Somente a salvação de Jesus, tal como ensinada na Palavra de Deus, em especial no Novo Testamento, é capaz de trazer a luz e a vida nova aos homens de todos os tempos, especialmente ao home de hoje.
Por isso é de suma importância que os Siloés que serão realizados antes do grande dia do Kairós já possam ir propagando esta mística. É preciso que nesses Siloés o clima de aceitação da Salvação já possa ir sendo criado. Caso contrário, pode chegar o dia do Kairós e as pessoas nem saibam bem porque estão ali.
Os pré-Kairós, tal como o de Cascavel que já foi agendado, também são momentos para se criar esse clima. Numa linguagem peculiar, que preza mais pelo louvor, esse encontro é de suma importância para não transformar o Kairós num evento a mais, um outro Siloé em dia diferente.

Deus tem pressa para nos salvar

A urgência que Deus tem para nos salvar é um dos temas centrais da obra de Lucas (Evangelho e Atos dos Apóstolos). A história de Zaqueu é um caso exemplar (Lc 19,1-10). Zaqueu era rico, poderoso e infeliz. Era “muito baixo”: vivia para o dinheiro e por isso roubava e explorava.
Um certo dia, subiu numa figueira para ver Jesus passar, pois, como sabemos, “era muito baixo”. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima, e disse: “Desça DEPRESSA, Zaqueu, porque HOJE preciso ficar em sua casa”. Esta boa notícia ecoou no coração do pobre homem de Jericó. Acolheu a palavra de Jesus e nele acreditou: “Desceu RAPIDAMENTE, e RECEBEU Jesus com alegria”.
Que atitude de fé e humildade! Que prontidão! Que alegria!, disse Jesus consigo mesmo. Então, estabeleceu o Kairós na vida de Zaqueu.
Muitos criticaram o Senhor Jesus, dizendo: “Ele foi se hospedar na casa de um pecador!” Ora, foi precisamente para isto a que veio: reconciliar os homens com o Pai. Não se alegra com a morte do pecador, mas que se converta e viva vida nova, agora(Jo 3,16-18).
Ante a urgência de Deus nos salvar, é preciso a emergência da nossa conversão, livre e consciente. Da nossa resposta dependerá a nossa salvação ou a nossa condenação. O que fica para trás é de muito menos valor que “as coisas novas” concedidas por Deus.
No Evangelho, quando Zaqueu se converteu, compartilhou suas riquezas com os necessitados e reparou os seus pecados, devolvendo tudo o que tinha roubado. Deste modo, não ficou só na intenção, mas realmente esvaziou-se do velho pecado para receber Jesus, “com alegria”. Disse Jesus: “Onde está o teu tesouro, aí está o teu coração”. O convertido tem plena consciência de que o seu único tesouro é Jesus e faz opção radical por ele(Fl 3,7).
Conversão é este “lançar-se em direção à meta”, “em vista do prêmio do alto, que Deus nos chama a receber em Jesus Cristo”. Trata-se de uma opção fundamental: a decisão de iniciar uma vida nova que tende a crescer e a se desenvolver mais e mais na graça do Espírito Santo.
Também nós, que já fomos batizados e participamos da Igreja, precisamos nos converter diariamente. E isto é muito importante! A cada dia temos a oportunidade de refazer o nosso compromisso com Deus. Arrependendo-nos dos erros cometidos e renovando o nosso primeiro SIM estamos cooperando com a renovação da nossa vida cristã-batismal(Col 3,10).
Salvação é, pois, graça de vida nova e abundante em Cristo Jesus. Para que ela ocorra é preciso que nos convertamos. Porém, esta decisão de mudar de vida nunca será resultado só do nosso esforço. É preciso que queiramos, mas, na verdade, a conversão é fruto do Espírito Santo. Como dizia Santo Agostinho: “É o próprio Deus quem opera em nós o querer e o fazer!”.
Por isso é fundamental para a nossa conversão-salvação que desejemos, aspiremos, supliquemos com insistência e acolhamos o Espírito Santo. Ele é a nossa única esperança. Sem a Graça de Deus não podemos fazer nada(Jo 5,5), nem mesmo nos converter e tomar posse da herança de salvação! Um só Deus Bendito da Aliança agindo em nosso benefício, por amor: a decisão de nos salvar é do Pai Celeste.
Quem nos salva é Jesus Cristo. Mas quem nos converte e nos prepara para acolher a salvação é o Espírito Santo. Portanto, em primeiro lugar, devemos invocar o Espírito Santo. Neste Espírito, acolher Jesus Salvador para a maior glória do Pai!
A salvação é, ao mesmo tempo, personalizada e integral. Cada pessoa tem a sua própria história, com os seus sucessos e fracassos, virtudes e vícios. Jesus salvou Zaqueu de um jeito, a mulher samaritana de outro e para você, tem um plano especial e personalizado.
Jesus é Onisciente, ou seja, cheio de ciência e sabedoria.  Por isso, conhece a cada um e o momento que está vivendo. A salvação que ele opera é personalizada, conforme as necessidades vitais de cada criatura humana.
No evangelho, Jesus conseguia entrar na vida de cada pessoa, acolher, chamar pelo nome, revelar os pensamentos e falar ao coração. Mesmo quando estava no meio de uma grande multidão, tinha a capacidade de se dirigir a cada um em particular, com uma atenção e consideração bem especiais. Jesus conhece e ama a pessoa humana em todas as suas dimensões, pois o homem, como um todo, é criatura de Deus, é obra boa feita pelo Pai Criador. Por isso, a salvação que ele realiza, além de ser personalizada, é integral, total.

Francisco Edmar
MGDI