É preciso ressuscitar para buscar as coisas do alto


“Se vocês foram ressuscitados com Cristo, procurem as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus”. (Cl 3,1) 

No nosso itinerário durante o tempo litúrgico da Páscoa São Paulo nos coloca algo fundamental. Na verdade, a sua colocação começa com uma condição. Ele estabelece um condicionante para que a caminhada seja iniciada. É preciso ter ressuscitado com Cristo. 

 Sem que tenha havido ressurreição é impossível começar qualquer caminho de vida nova. E a obra da ressurreição na nossa vida é, essencialmente, obra do Espírito Santo, pois é ele que nos vivifica (Rm 8,11). Somente sob a bênção, graça e unção do Espírito Santo é que é possível ressuscitar. A bem da verdade, toda a nossa caminhada cristã converge para esse desejo e necessidade de ressurreição. 

Essa ressurreição não precisa ser necessariamente instantânea, pronta e acabada, como geralmente nós pensamos. Nós já a iniciamos no Reavivamento. Todos aqueles que participaram ativamente do RES já começaram o seu processo anual e sistemático de ressurreição. 

E continuamos caminhando na ressurreição, durante toda a quaresma, até chegarmos à Semana Santa e, dentro dela, ao Tríduo Pascal, onde vivenciamos o sábado de aleluia, ou seja, o sábado da ressurreição. 

Então, certamente, todos nós já estamos caminhando na ressurreição. Ressurreição já nesta vida, mas, sobretudo, para eternidade. Assim, estamos cumprindo a primeira condição que nos foi imposta por São Paulo. Logo depois ele nos pede que devemos “procurar as coisas do alto”. As coisas do alto são aquelas que se referem a Deus. Portanto buscar as coisas do alto é buscar, antes de mais nada, Jesus Cristo. 

É preciso esclarecer que as coisas do alto encontram a sua concretude nas coisas da terra. Quando as coisas da terra são ungidas por Deus elas nos ajudam a chegar a Deus e, portanto, às coisas do alto. 


E o que significa procurar as coisas do alto? A vida cristã, mantida viva pelo Espírito Santo (que nos concede a mística) é muito concreta, muito real. Por isso, deveremos procurar as coisas do alto enquanto estamos em nossos corpos mortais, uma vez que ressuscitados já estaremos “no alto”, no céu e, desta forma, não precisaremos mais buscá-las. 

Em outras palavras, busca-se as coisas do alto no dia a dia da caminhada cristã. Assim sendo, podemos e devemos buscar as coisas do alto das seguintes formas: 

1. Oração 
2. Meditação Orante da Palavra de Deus 
3. Celebração dos Sacramentos (sobretudo, Eucaristia e Confissão) 
4. Vivência das Virtudes 
5. Busca dos Dons e Carismas 
6. Leitura de bons livros 
7. Escuta de boas músicas 

Quem está em falta em uma ou mais formas de se buscar as coisas do alto, é preciso que busque colocar em prática, pois é a partir dessa vivência concreta que faremos um bom itinerário. 

Quando vamos colocando tudo isso em prática, com erros e acertos, avanços e retrocessos, é que vamos buscando as coisas do alto e, desta forma, vamos encontrando aquilo que está no alto: Jesus e sua graça. E quanto mais nós conhecemos Jesus mais vamos querer buscar as coisas do alto. É um ciclo vicioso, que se estrutura no equilíbrio do dia a dia, sem romantismos ou ceticismos. 

Francisco Edmar 
AGDI